Comunicação de Marketing


[Artigo]

Comunicação de Marketing

Uma das principais atribuições do Marketing é a comunicação (que dentro dos 4P´s compõe o P – Promoção), ou seja, a forma que as empresas informam e lembram os clientes sobre a empresa/marca e seus produtos. Irei citar abaixo quais as ferramentas e tipos de comunicação a empresa pode usar para estar sempre na mente do consumidor

  • Propaganda

É qualquer forma paga de apresentação e promoção impessoal de ideias, bens ou serviços por meio dos canais de comunicação, sendo eles: tv, rádio, jornal, revista, mala direta, panfleto, outdoor, entre outros.

  • Promoção de Vendas

É um conjunto de ferramentas que ajudam a acelerar as vendas de um produto/serviço, é um incentivo, uma experimentação para gerar a compra rápida. Muito comum em supermercado

  • Relações Públicas e Publicidade

Ajudam a promover, tornar público e/ou proteger a imagem de uma empresa ou de algum produto específico.

  • Marketing Direto

Apesar de ser bastante tradicional, ainda é uma das mais eficazes formas de se fazer marketing. Utiliza uma ou mais mídias de propaganda como e-mail, telefone, correio ou internet para estabelecer uma comunicação direta, visando ter retorno imediato de uma ação com os consumidores.

  • Marketing Boca a Boca

É uma forma gratuita de promover, através da comunicação verbal ou escrita, de uma pessoa para outra, produtos, serviços, empresas ou eventos, que tem forte poder de persuasão, sendo um dos tipos mais credíveis de publicidade.

  • Eventos

São atividades patrocinadas por uma empresa com o objetivo de criar interações com o público-alvo, para que tenham experiêcias com a marca.

  • Marketing Interativo

É aquele que, como o próprio nome diz, interage com seu cliente, utilizando este momento para buscar a fidelidade, envolvendo o consumidor e melhorando a imagem da marca e consequentemente, gerando mais vendas.

  • Vendas Pessoais

São interações que a empresa tem com seu público através de um representante comercial, que objetiva a apresentação da instituição, seus produtos e serviços e estimular a venda. Para que esta ação seja efetiva, é fundamental que seja realmente cara a cara. A presença física da empresa no cliente, cria um laço, uma relação mais profunda.empresa-virtual-enio-leite

  • Marketing Digital

Trata-se das ações de marketing aplicadas na internet com o objetivo de promover a empresa. No momento em que estamos vivendo, as empresas precisam estar nas redes sociais, nas buscas do Google e/ou expor seus produtos e diferenciais em websites.

 

Sabendo empregar os itens acima em um projeto de campanha, a possibilidade de ter o resultado esperado é muito grande. A comunicação é uma ferramenta importante e as empresas devem abraçar as oportunidades em todos os ambientes, sendo ele on-line ou off-line.

Ao selecionar o mix de comunicação de marketing que será utilizado em determinada campanha, é preciso definir o orçamento para cada mídia e as ações que serão realizadas em cada uma delas. O importante é saber usar as ferramentas de forma planejada e integrada para gerar resultados consistentes e eficazes para a empresa.

 

Priscyla Caldas

priscyla@exitomarketing.com.br

 

Referências:
ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2000.
OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação Integrada de Marketing - Conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Prentice Hall, 2.ed.
PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação & Marketing. Teorias da comunicação e novas mídias em estudos práticos. São Paulo: Futura, 2002.

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