As redes sociais e o mundo corporativo


[Opinião]

As redes sociais e o mundo corporativo

 

Vivemos em um mundo globalizado, de avanços tecnológicos, de maior facilidade de acesso ao conhecimento e da comunicação “on line”. Esta comunicação, hoje faz parte do nosso dia-a-dia tanto pessoal quanto profissional e sua participação foi intensificada através das redes sociais.

Antes as redes sociais eram proibidas nas empresas mas passaram a ser vistas de forma positiva, pois tratam-se de ferramentas importantes para o fortalecimento da marca, fidelização de clientes, canal de divulgação do portfólio, expansão do alcance da marca e consequentemente, tudo isso faz com que haja um aumento das vendas dos produtos e serviços da empresa.

As organizações de um modo geral perceberam o grande número de pessoas interagindo diariamente por meio das redes, e em busca de oportunidades para alavancar seus negócios, passaram a expor suas marcas e serviços sem nenhum planejamento. Os resultados com internet são quase imediatos, mas não podem ser feitos de forma amadora, pois esta resposta pode ser positiva como também negativa. “Criar um perfil nas redes é algo fácil, mas administrar o perfil de uma empresa requer conhecimento, experiência e técnicas de marketing digital para executá-las”, explica a mestre em Comunicação nas Organizações, Priscyla Caldas.

As atividades nas redes sociais devem ser monitoradas constantemente e por profissionais capacitados, evitando que um cliente fique sem resposta, ou que esta seja incompleta, gerando insatisfação deste. As postagens devem ter interação, entretenimento, conteúdo relevante e não simplesmente imagens ‘cansativas’ de produtos/serviços da empresa, voltando a comunicação apenas para a instituição. Este pensamento pode no primeiro momento chamar a atenção do público quanto aos serviços da empresa, mas em médio/longo prazo podem cansá-los e fazer com que eles deixem de curtir, seguir ou até mesmo acompanhar a empresa excluindo-a do seu perfil.

O investimento com internet cresce a cada dia e por se tratar de um meio barato, o pequeno empresário tem aproveitado bastante para aplicar sua verba com campanhas, principalmente nas redes sociais. Adenor Primo acredita ser pertinente investir nesse tipo de tecnologia, pois para ele “as redes permitem um melhor relacionamento com os clientes, facilitando a comunicação e estreitando as fronteiras com pessoas em qualquer lugar do mundo”, afirma.

As redes sociais já são uma realidade para o mundo corporativo, e estar nele tornou-se fundamental para expansão dos negócios. Os empresários, só precisam estar atentos ao planejamento para que este pequeno investimento, não se transforme em um grande prejuízo.

 

Priscyla Caldas e Adenor Primo

 

Artigos